O tapete na decoração de sua sala -Quais as regras básicas para dispor os tapetes, como mantê-los e dicas de decoração.

O tapete é um dos itens indispensáveis para que um ambiente fique acolhedor.

O conforto térmico propiciado seguramente é seu principal atributo, embora muitas outras culturas o tenham utilizado para cobrir animais, guardar mantimentos, enfeitar as paredes e até mesmo, descrever as cenas de batalhas e romance entre os seres humanos. Outra utilidade dos tapetes é a de delimitar ambientes e abafar ruídos internos e externos. Muitos arquitetos e designers de interiores dizem que na compra de um tapete tem que ser levado em conta o tamanho exato do ambiente ou espaço em que este será colocado. Quando ele é colocado solto dentro deste mesmo ambiente, a regra aqui é que esteja aproximadamente entre 30 cm á 50 cm das paredes, para que dessa forma, se veja os pisos.

tapete

No caso das salas de jantar, temos que considerar o tampo da mesa e neste caso, os tapetes devem ser colocados ao menos 80 cm, da medida do tampo, pois, quando as pessoas afastarem as cadeiras para se levantar, elas permanecerão em cima deles. No caso da sala de estar, os designers aconselham a que os tapetes fiquem basicamente, na mesma linha onde está o sofá delimitando dessa forma, o ambiente, um quadrado ou um retângulo de acordo com o modelo deste tapete. No caso, não há problema algum que ele entre de 10 cm até 30 cm por debaixo deste sofá.

É importante também, não usar vários tapetes menores neste ambiente para não misturar muito as cores e sobrecarregar a sala. Outra regra é usar uma peça única que dá uma sensação de amplitude no ambiente. Também, com o passar o tempo é bom virá-lo, para que a incidência de luz e o tráfego de pessoas nele sejam diferentes. 

Como manter e dicas de limpeza dos tapetes

Um bom tapete de um fabricante renomado no mercado é aquele item que provoca elegância e aconchego numa sala e outros ambientes, como quartos de nosso lar. Além de dar um toque a mais na decoração. Uma sala de estar ou jantar com um tapete desses compõe sobremaneira o ambiente… E manter essa peça conservada, limpa de ácaros e sujeira requer cuidados para as pessoas que possuem predisposição às alergias, é de fundamental importância no ambiente de nossa casa.

 Ainda mais, se houver crianças que muitas vezes mancham com produtos alimentícios. Na internet, há ótimas informações sobre como mantê-lo e outras nem tanto. Há informações de aspectos contraditórios que dizem para lavá-lo até com soluções á base de amoníaco ou polvilhá-lo com Bicarbonato de Sódio Aromatizado… Além da tradicional solução caseira á base de vinagre. Dizem que até limpa, mas no longo prazo, o tapete pode acabar por descolorir e se tornar opaco. Bem, aqui neste artigo, para nós a melhor solução mesmo é mandar lavar numa firma especializada que irá cobrar um preço justo pelo serviço.

Porém, nem todos têm condições de fazer o investimento necessário a uma lavagem profissional… Então, neste caso, preferimos nos ater aos conselhos e procedimentos de manutenção dos tapetes e carpetes dos maiores fabricantes, como Tabacow, São Carlos e etc. Eles são os que mais entendem, pois, são os que fabricam então, nada melhor do que ouvir de quem fabrica… Portanto, segundo estes fabricantes há uma sequência natural e lógica do procedimento que começa por aspirar ao tapete por pelo menos uma vez por semana com aquele bocal liso do aspirador se houver grande tráfego de passagem. Vamos então, à sequência do procedimento:

1-Quando decidir por lavá-lo aspire novamente.

2- Depois, se houver manchas eliminá-las segundo uma tabela do próprio fabricante que colocaremos em anexo. Se as manchas forem ocasionadas por líquidos derramados, remova o excesso com um pano ou papel absorvente, mas sem esfregar. Se forem elementos viscosos ou mesmo sólidos que ocasionou a mancha, retire o excesso com uma espátula ou colher da borda para o centro, sem esfregar.

3-Depois molhe toda a superfície do tapete.

4-Em seguida, diluir o detergente líquido e totalmente neutro em água e aplique em todo o tapete.

5-Após isso escove a superfície do tapete no sentido do pelo utilizando escovas de cerdas macias e nunca utilize as vassouras do tipo piaçava e de cerdas duras, também segundo os fabricantes, não utilize vassouras do tipo mágicas ou escova rotativa do tipo enceradeira.

6-Depois de terminado de escovar, não o deixe de molho e enxágue totalmente eliminando o excesso de detergente, retirando o máximo de umidade.

7-Faça a secagem sem torcê-lo e não coloque no varal para não dar “vinco”. Alterne a posição do tapete para ambas as extremidades para que seque por igual.

8-Por fim, verifique se está totalmente seco antes de retornar ao ambiente, para que não exale odor desagradável. É isso, seguindo todos esses procedimentos básicos na sequência, você terá essa peça única na sua sala pelo máximo tempo de conservação possível.

Anexos- Procedimentos passo a passo de remoção de manchas conforme item 2

Mancha de Açúcar

Molhe um pano limpo com água morna e aplique sobre a mancha, sem esfregar. Logo em seguida, enxugue com outro pano seco ou papel absorvente. Pode-se usar aspirador de pó.

Manchas ocasionadas por balas, doces ou chocolates.

Passar sobre a mancha, um pano umedecido com água e sabonete de glicerina. Depois, aplique sobre a mancha um pano úmido misturado com a seguinte solução: 01 colher de sopa de detergente neutro e 01 colher de sopa de vinagre branco em 01 litro de água morna e depois misture bem. No terceiro é último passo, enxugue com papel absorvente, pano seco ou aspirador de pó.

Manchas de café

Aplique inicialmente na mancha do tapete, gelo, depois passe um pano umedecido com detergente neutro. Para finalizar, enxugue com um pano seco ou papel absorvente ou ainda, aspirador de pó.

Manchas por cerveja

Retirar o excesso com um pano seco limpo ou papel absorvente sem esfregar. Logo em seguida, passar um pano umedecido com água e sabão neutros, depois, volte ao primeiro passo, e enxugar com um pano seco ou papel absorvente.

Manchas por chá

No primeiro passo, passar um pano umedecido em amoníaco diluído sobre a mancha, logo em seguida, passar outro pano limpo agora umedecido em detergente neutro, logo em seguida, enxugue com um pano seco, papel absorvente ou aspirador de pó.

Manchas ocasionadas por chicletes

Se seu tapete sofreu uma mancha por chiclete, siga a seguinte orientação segundo alguns dos melhores fabricantes: Passar na mancha um pano umedecido por benzina, em seguida, enxaguar em água morna, e depois, enxugar com um pano seco e limpo ou papel absorvente, ou ainda, aspirador de pó.

Manchas por frutas ou refrigerantes

No tapete da sala manchado por frutas ou refrigerantes aplique inicialmente em um pano úmido a mesma solução daquela da mancha por balas, doces e etc., ou seja, misture 01 colher de sopa de detergente neutro com 01 colher de sopa de vinagre branco em 01 litro de água morna e misture bem e depois é só enxugar com um pano seco, papel absorvente, ou aspirador de pó e água.

Manchas por graxas de sapatos

É uma mancha complicada, mas para tudo há uma solução. Neste caso, retire o excesso com solvente para uma limpeza a seco, e não esfregue depois, passar um pano umedecido com detergente neutro e logo em seguir, secar com papel absorvente, pano seco ou aspirador de pó e água.

Manchas por Látex

Logo após o acidente, remover o máximo possível o látex com um pano umedecido em água, depois, passar outro pano limpo umedecido com água morna e detergente neutro sobre a mancha, logo em seguida, enxugue com um pano seco, papel absorvente ou aspirador de pó e água.

Manchas por Leite

Passar sobre a mancha um pano umedecido com água e sabonete de glicerina e esta operação, é para ser feita duas vezes, logo em seguida, enxugue com pano seco limpo, papel absorvente ou aspirador de pó e água.

Manchas por óleo ou gordura

Retirar o excesso da mancha com um pano umedecido em álcool e sem esfregar, logo em seguida, passar outro pano umedecido em água e sabão neutros. Em seguida, enxugue com outro pano seco, papel absorvente ou aspirado de pó e água.

Manchas por tintas

Realmente, não é nada fácil retirar do tapete da sala uma mancha de tinta, aqui neste caso, o fabricante dá a seguinte orientação: Passar um pano umedecido com solvente próprio para tinta na mancha do tapete e esta operação é para ser feitas duas vezes, retirar o excesso com solvente próprio para limpeza a seco, logo em seguir, enxugar com outro pano seco, papel absorvente e aspirador de pó e água.

 Dicas de decoração com tapetes

O tapete é um elemento essencial que possui muitas funções no ambiente, e tem que ser levados em conta vários fatores na hora em que você comprá-lo para decorar qualquer ambiente de sua casa ou apartamento seja, sala, quarto, hall, pois, dependendo do objetivo que você irá dar a ele, terá a função de dividir, integrar, provocar muita sofisticação naquele ambiente, esconder defeitos no piso, ou mesmo esconder um piso feio, e ainda dar uma sensação de aumento do espaço interno da sala, dependendo do modelo, da textura ou mesmo cor, então, é muito bom ter isso em mente, na hora que decidir por adquiri-lo, até porque, dependendo do tipo, não será um ‘investimento” barato, e poderão durar muitos e muitos anos de acordo com a manutenção que você irá dar a ele.

Bem, vamos a alguns apontamentos do melhor modo que você pode decorar uma sala de estar, jantar ou mesmo quarto segundo a opinião de alguns dos melhores designers de decoração e arquitetos:

1-     1-A escolha tapete quadrado/ retangular x tapete redondo. Qual escolher? Essa é uma das dúvidas de um número muito grande de pessoas. A resposta seria, depende… Isto pode ser uma questão de gosto, mas, muitos designers aconselham que o melhor mesmo, seria deixar o tapete redondo no seu hall de entrada ou num quarto de criança, porém, nada impede de colocar esse tapete num outro ambiente respeitando algumas regras. Mas, o melhor mesmo, é colocar o redondo, no hall de entrada ou quarto de criança.

2-      2-Como os tapetes dão a sensação de renovação, aconchego, divisão, sofisticação e etc. No seu living, opte por um que provoque neste ambiente, tudo isso que foi dito na linha de cima, coloque um mais sofisticado em cores e texturas, já que este ambiente é o cartão de visitas de sua casa, porém, não é de mais lembrar, faça esse investimento tentando respeitar ao máximo o seu orçamento. Os de seda e sintéticos são boas escolhas para a sala de estar e jantar, no caso de quartos, é bons os de lã para aquecer ou de fibras longas. Já nos home teather, opte pelos de fibra macia que é bom para deitar e andar sobre ele. E nem pense em não colocar um tapete no seu home teather para economizar.Os home sem tapetes não são homes… Os sintéticos, vão bem aqui também.

3-      3-No quarto de casal, muitas dúvidas é sobre o uso de tapetes inteiriços x passadeiras. Alguns arquitetos e designers dizem e nós concordamos com eles, que seria muito melhor um tapete que cobrisse toda a cama até a extensão dos criados mudos do que optar por tapetes em pedaços… Também, um tapete em modelo U seria muito interessante aqui e bem melhor do às passadeiras.

4-      4-Agora, atenção a essa dica para quem tem cachorros de estimação e crianças circulando e convivendo juntos… Neste caso, deve-se usar e optar especificamente por tapetes de náilon, pois, não machucam são antialérgicos e antifungicidas.

5-      5-Utilize o tapete para dar uma divisão aos ambientes e também use o que normamente costuma se chamar no meio dos profissionais de designers que é a regra dos contrários, ou seja, se sua decoração e todos os outros objetos decorativos que a compõe forem muito vibrantes, utilize um ótimo tapete neutro para “quebrar” e dar harmonia ao ambiente, ou ao contrário, se o tapete for muito vibrante, utilize uma decoração em tons mais neutra.

6-      6-Na questão de usar um tapete para dividir o ambiente, tem que se tomar cuidado quando este ambiente é muito pequeno, exemplo, sala de apartamentos compactos, pois, neste caso se o tapete for razoavelmente grande de cores fortes, vibrantes e não muito proporcional, acabará ainda mais com a sensação de amplitude, diminuindo mais o ambiente. Neste caso, opte por um menor e em tons mais suaves e neutras, para equilibrar melhor este ambiente.

Gostou, então compartilhe!